ASSEMBLEIA DE DEUS EM MINAS GERAIS

MEFIBOSETE - ADEUS Lo-Debar

MEFIBOSETE - ADEUS Lo-Debar

                                     A vida de Mefibosete

 

(II Sm 9:1-12)
Certo dia, ao lembrar-se da aliança que fizera com Jônatas, o rei Davi perguntou aos seus servos: ?Existe ainda algum parente de Saul, para que eu use de misericórdia para com ele, por amor de Jônatas?? Sim. Havia um, cujo nome era Mefibosete. Mefibosete era filho de Jônatas e neto de Saul, o primeiro rei de Israel. Mefibosete era um príncipe, mas vivia como um plebeu ? no deserto.---- Aos cinco anos de idade, sofreu um acidente cujas seqüelas o acompanharam pelo resto da vida.----Aconteceu com Mefibosete que um dia o reino de Israel caiu humilhado diante dos filisteus. Na ocasião, morreram o rei Saul e seus filhos Jônatas, Abinadabe e Malquisua. Quando a notícia chegou ao palácio real, a ama de Mefibosete tomou-o nos braços e fugiu. Na pressa de fugir, ela deixou o menino escapar-lhe dos braços, caindo no solo. E essa queda mudou tragicamente o futuro do único sobrevivente da casa de Saul: ele ficou aleijado de ambos os pés

Lo-debar significa um lugar seco e árido, onde não se planta nem se colher nada. É um lugar de desolação, solidão e tédio. A situação agrava-se, porque Mefibosete havia sido criado como um príncipe, para viver num palácio e desfrutar o melhor da vida.

imagem negativa. No caso de Mefibosete, era o seu mais grave problema. Tão logo soube, por intermédio do próprio rei, que passaria a comer à mesa real, deu vazão à baixa estima ? camuflada sob uma capa de falsa humildade ? ao responder ao rei: ?Na verdade não passo de um cão morto; não mereço receber nada?. Afligido por uma autopiedade mórbida, Mefibosete era incapaz de compreender tamanha graça que lhe fora concedida. Seus ouvidos, acostumados apenas às queixas e lamúrias depressivas, não estavam abertos para ouvir boas novas. Ele se habituara a esperar sempre o pior. O único direito que julgava ter, era o de continuar sendo um verme, um incapaz: ?Já tentei, inutilmente e de todas as formas, mudar o meu jeito de andar. Já tentei, a todo custo, sair desta vida de sequidão, mas não consigo. Eu só posso concluir que não presto para coisa alguma! Eu não sou nada mesmo! ·?.

A vida de Mefibosete é um retrato da nossa própria existência. E, como ele, nós também fomos criados para sermos príncipes. Não devemos nos contentar com a vida árida do deserto, visto que fomos criados para a abundância e para a dignidade. Em toda história da bíblia vemos relatos do rei nos chamando para sentar em sua mesa, para dar nos a dignidade de príncipes, ou amigo do rei. 

O que você tem feito para restaurar a sua própria história?
O que significa morar no deserto? Deus quer dar vida, e vida em abundância,ele simplesmente quer que nos aceitamos o seu convite.

Somente uma coisa pode nos impedir de receber as bênçãos de Deus: uma auto-imagem negativa. No caso de Mefibosete, era o seu mais grave problema. Tão logo soube, por intermédio do próprio rei, que passaria a comer à mesa real, revelou-se toda a baixa estima escondida quando respondeu ao rei: ?Na verdade, não passo de um cão morto, não mereço receber nada?.vemos que hoje tem muitos cristãos nesta mesma situação,acha que não é nada,e não merece sentar na mesa com o rei.

Qual a imagem que você tem de si mesmo?.Você acha que você é um cão morto?que não é ninguém ?que o seu lugar é no Lo-Debar- ou seja em um deseto,onde não ver saída,onde é só solidão,escute amados o rei manda te chamar para dar lugar de honra,tome posse da sua benção,Deus está te chamando para sentar na mesa como príncipe, Você é herdeiro de Deus,não é um cão morto. 

Tente imaginar como será sentar-se à mesa com Jesus e compartilhar da glória de Deus. Como isso afeta sua vida, em termos práticos?) Você merecia que Jesus morresse em seu lugar? Como isso afeta sua vida, hoje?

 

 

 

ESBOÇO

     

 

 

I – ABERTURA


- II Sm. 9: 1 - 13
- Mefibosete = Vergonha destruidora
- Filho de-Jônatas (amigo de Davi), neto de Saul (foi de Israel).
- Aleijado de ambos os pés.

II - CONTEXTO

_ Quando Davi começa a reinar Mefibosete tinha cinco anos de idade ( 4: 4 ), agora estava com
vinte e cinco anos, quando o rei manda chama-Io.
- Mefibosete tem uma resposta para o rei Davi: ( 8 )

    Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?

Porque ele tinha este pensamento? Eu sou um cão morto.

1o. - Ele foi filho de rei, tinha tudo, perdeu tudo.
2o. - Dependia da bondade dos outros.
3o. - Era aleijado de ambos os pés, a vida dele era como o seu nome, vergonha destruidora.
4o. - Ele não sabia que Davi tinha uma aliança com seu pai, JÔnatas. ( 7 )

IlI - O CHAMADO DO REI

- Quando o rei chama, as coisas começam a mudar.
1o.- Mefibosete teve restituição de tudo ( 9 )
2o. - Mefibosete passa a comer na mesa do rei todos os dias ( 10 )

IV - O CHAMADO DO REI PARA HOJE

- Deus Pai tem uma aliança com Deus Filho
- Aliança para redenção:

1o. - Salvação -> Redenção da convivência com a tàmilia real, podemos assentar na mesa do rei
2o. - Restituição -> De tudo que foi roubado
3o. - Restituição da liberdade -> O salvo não é mais um aleijado espiritual